segunda-feira, 7 de julho de 2008

Música e desenvolvimento da criança


Bom pessoal para ampliar o diálogo disponibilizo informações de um trabalho sobre a relação da música com o desenvolvimento cognitivo da criança.

"A música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. Ela tem acompanhado a história da humanidade, ao longo dos tempos, exercendo as mais diferentes funções e é considerada uma das mais importantes formas de comunicação. Pesquisas desenvolvidas em diferentes países confirmam que a música influência positivamente no desenvolvimento da criança. Algumas delas demonstraram que o bebê, ainda no útero materno, desenvolve reações a estímulos sonoros.

Schlaug, da Escola de Medicina de Harvard (EUA), e Gaser, da Universidade de Jena (Alemanha), revelaram que, ao comparar cérebros de músicos e não músicos, os do primeiro grupo apresentavam maior quantidade de massa cinzenta, particularmente nas regiões responsáveis pela audição, visão e controle motor (apud SHARON, 2000). Segundo esses autores, tocar um instrumento exige muito da audição e da motricidade fina das pessoas. A prática musical faz com que o cérebro funcione “em rede”: o indivíduo, ao ler determinado sinal na partitura, necessita passar essa informação (visual) ao cérebro; este, por sua vez, transmitirá à mão o movimento necessário (tato); ao final disso, o ouvido acusará se o movimento feito foi o correto (audição). Além disso, os instrumentistas apresentam muito mais coordenação na mão não dominante do que pessoas comuns. Segundo Gaser, o efeito do treinamento musical no cérebro é semelhante ao da prática de um esporte nos músculos. Outros estudos apontam que, mesmo se o contato com a música for apenas por apreciação, isto é, simplesmente ouvindo com atenção e propriedade os estímulos cerebrais também são bastante intensos.

Outra linha de estudos aponta a proximidade entre a música e o raciocínio lógico-matemático. Segundo Schaw, Irvine e Rauscher (apud CAVALCANTE, 2004) pesquisadores da Universidade de Wisconsin, alunos que receberam aulas de música apresentavam resultados de 15 a 41% superiores em testes de proporções e frações do que os de outras crianças. Em outra investigação, Schaw verificou que alunos de 2a. série que faziam aulas de piano duas vezes por semana, apresentaram desempenho superior em matemática aos alunos de 4 ª série que não estudavam música.

Seja pelo aprendizado de um instrumento, seja pela apreciação ativa, a música potencializa a aprendizagem cognitiva, particularmente no campo do raciocínio lógico, da memória, do espaço e do raciocínio abstrato. "

Mais informações endereço: http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/infancia/G_musica.html


Um comentário:

Paulo Santos disse...

A música é importantíssima, não somente para o desenvolvimento da criança, mas também para todo e qualquer tipo de ser humano. Estudos comprovam que pessoas com deficiencias mentais quando são colocados em contato com a música, podem reagir mais rápido. Além disso, podemos perceber a importância da música analisando o atual cenário nacional. Não é a toa que todos os cantores dos anos 80 estão voltando à tona. Só fazem sucesso porque suas músicas marcaram a infância e adolescência dos adultos de hoje. Outro ponto importante a ser analisado é a maneira como as rádios executam suas músicas em diferentes horários. Por exemplo ao meio dia, música lenta é privilegiada, ao contrário do final da tarde onde de uma maneira geral, o dinamismo da programação é valorizado. Sendo assim, pareceno-os claro que a música tem uma função congnitiva muito forte nas pessoas de todas as idades sendo no passado quando ela tinha uma função social ou hoje quando sua função é uma complexidade de elementos.