segunda-feira, 7 de julho de 2008

A música e as crianças

Não dá pra imaginar um mundo sem som e se pararmos para analisar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia são como instrumentos musicais tocando alguma melodia: os pingos de uma torneira, os trovões, a chuva, as cigarras cantando lá fora, o arrastar de um chinelo ao andar, as ondas do mar explodindo na praia e tantos outros.

Aliás, eis aqui uma bela forma de ensinar para as crianças. Com elementos e situações já vivenciadas por elas, podemos colocá-las em contato com todos os tipos de sons e mostrar a elas como o mundo seria esquisito se não tivesse o despertador e o telefone tocando, a música para cantar e até a fala que não teria razão de ser.

Fazer as crianças imitar com a boca, os sons dos objetos e do que está ao seu redor, faz com que ela tenha maior observação sobre o mundo em que vive e a desenvolver desde cedo a sensibilidade para a música. Este é o princípio de tudo.

A educação musical está fazendo parte da educação das crianças, desde a pré-escola pela importância que a música traz não só como entretenimento, mas no auxílio do aprendizado da fala, como o de aprender a ouvir e na coordenação motora.

A música tem ainda, o dom de aproximar as pessoas. A criança que vive em contato com a música, aprende a conviver melhor com as outras crianças e estabelece um meio de se comunicar muito mais harmonioso do que aquela que é privada da música, em contra partida, quando aprende a tocar algum instrumento, também aprende a ficar sozinha, sem se sentir solitária ou carente de atenção.

A escolha deve ser sempre da criança, assim como a manifestação na vontade de aprender um instrumento. Os pais não devem jamais impor o aprendizado, nem muito menos escolher o instrumento que a criança irá tocar.

http://guiadobebe.uol.com.br/bb2a3/a_musica_e_as_criancas.htm

3 comentários:

Silvia Angélica Palma disse...

Olá Adriano, muito interessante o assunto. Certamente o estímulo precoce deve contribuir para a formação de um adulto com multiplos talentos.
O tópico sobre a descoberta dos sons que nos cercam também chama a atenção. Dia desses vivenciei uma cena emocionante. O Governo do Estado tem um projeto que doa aparelhos auditivos para pessoas carentes. E em uma dessas entregas eu estava presente e ví no rosto de uma criança o susto e, depois a magia de ouvir os sons pela primeira vez. Não foi uma melodia musical que ela ouviu, mas com certeza soou como tal nos ouvidos dela. Não achas?

Silvia Angélica Palma disse...

Sou a Silvia tua aluna de Jornalismo..hehehe

Unknown disse...

Sem sombra de dúvidas, a importância da música na vida do ser humano é de grande valia, tanto para o desenvolvimento como para o alívio do sistema nervoso, para os adultos.
Em minha família temos músicos, e relato aqui um caso que ocorreu com meu sobrinho de apenas cinco meses de idade. Meu cunhado, sempre cantava uma determinada música enquanto ele ainda era um feto, e hoje, toda vez que meu cunhado pega o violão e começa a música, meu sobrinho sorri e fica encantado ouvindo.
Parabéns pelo blog.
Bjão