segunda-feira, 7 de julho de 2008

Meu filho adora música



Tenho acompanhado a relação do meu filho Gabriel com a música desde os primeiros meses de vida. Eu e minha esposa Luciana buscamos estimulá-lo desde a gestação. Conforme foi crescendo colocamos ele em contato com diferentes gêneros musicais, desde músicas infantis até MPB, clássico, rock, blues, jazz, popular, gaúcha, entre outras.

Com apenas 1,8 anos de idade já é possível perceber sua proximidade com a música, bem como a importância que ela representa na sua relação com o mundo, com as outras pessoas e consigo mesmo diarimente. Percebemos ainda o desenvolvimento de algumas aptidões e sensibilidade para distinguir ritmos, batidas e instrumentos e a preferência por alguns estilos e gêneros musicais, mesmo que ainda não tenha clara noção dessa distinção.

Desde cedo o Gabriel teve contato com diversos instrumentos musicais como violão, flauta, gaita de boca e bateria. Mais recentemente levamos ele ver os ensaios da bateria das escolas de samba do Carnaval de Joaçaba e também de algumas bandas do bairro onde moramos. Ele ficou fissurado com o som da bateria e com os movimentos do baterista. De uma maneira geral o Gabriel incorporou a música como uma atividade diária. Ele pede para colocar cds e dvds das músicas que gosta, passa horas escutando e brincando com música, tentando tocar e imitar os instrumentos, mesmo que ainda não saiba.

O assunto tem despertado meu interesse e resolvi buscar mais informações sobre a importância da relação entre a criança e a música e como esta pode contribuir no desenvolvimento de diversas aptidões desde a coordenação motora até raciocínio, afetividade, concentração, entre outros.

Este blog tem como finalidade compartilhar algumas informações sobre o assunto e ampliar o diálogo com outras pessoas mostrando como a música pode se tornar uma atividade lúdica, importante e essencial para a criança. De uma coisa eu e minha esposa temos certeza: nosso filho Gabriel é uma criança feliz por vários motivos, entre eles por gostar de música.

2 comentários:

Fabiane disse...

Adriano, eu acho que mais que oferecer às crianças novas formas e oportunidades para lidar com o mundo, a música favorece inúmeros aspectos do desenvolvimento infantil, como a comunicação, o relacionamento, o aprendizado, a expressão e a organização.

Mergulhar a criança em música é um dos princípios de um trabalho de educação do movimento na relação com os elementos da linguagem musical.
Muito legal sei blog heim?! E o Gabriel tá lindo!!!

Aline disse...

A musica certamente é muito importante, marca épocas, tendências, estilos,caracteriza culturas...
E é muito bom as crianças ter este contato com a musica, estão de parabéns por colocarem o Gabriel em contato com a musica. Se ele seguir este caminho ou não certamente vai aprender muito...