sábado, 19 de julho de 2008

Conheça o Projeto Click Cidadão



O projeto tem como finalidade promover a inclusão digital entre alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em escolas públicas de Joaçaba (SC) por meio do desenvolvimento de oficinas para utilização da internet como ferramenta de socialização e ensino aprendizagem dentro da escola. O objetivo específico é que os estudantes aprendam a criar e gerenciar um blog utilizando como suporte para sua inserção social e alto-afirmação enquanto individuo inserido dentro de um contexto sócio-comunitário e cultural.


De início o projeto será desenvolvido com os estudantes da Escola Passos Maia, localizado no Bairro Vila Pedrini em Joaçaba, com possibilidade de ser estendido para outras escolas e comunidades de Joaçaba e região. O projeto envolverá ações de divulgação, captação de recursos, busca de empresas e instituições que tiverem interesse em apoiar o projeto, realização das oficinas com os estudantes e manutenção e extensão do projeto.


quarta-feira, 16 de julho de 2008

A música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser

O presente artigo tem por objetivo apresentar a música e a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser. Explica como a musicalização pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança. Apresenta algumas sugestões de atividades, baseadas na experiência com a prática da musicalização com crianças e fundamentadas em pesquisa bibliográfica.

O artigo fala ainda do papel da música na educação, não apenas como experiência estética, mas também como facilitadora do processo de aprendizagem, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, e também ampliando o conhecimento musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. Sugere que a escola deve oportunizar a convivência com os diferentes gêneros, apresentando novos estilos, proporcionando uma análise reflexiva do que lhe é apresentado, permitindo que o aluno se torne mais crítico.

Também aborda a questão da Inteligência Musical, apresentada por Howard Gardner (1995) na teoria das inteligências múltiplas, e apresenta alguns motivos pelos quais ela deva ser melhor considerada no currículo escolar. Por fim, indica a música como um elemento importante para estabelecer a harmonia pessoal, facilitando a integração, a inclusão social e o equilíbrio psicossomático.

http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03/musicoterapia.htm

segunda-feira, 7 de julho de 2008

A música e as crianças

Não dá pra imaginar um mundo sem som e se pararmos para analisar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia são como instrumentos musicais tocando alguma melodia: os pingos de uma torneira, os trovões, a chuva, as cigarras cantando lá fora, o arrastar de um chinelo ao andar, as ondas do mar explodindo na praia e tantos outros.

Aliás, eis aqui uma bela forma de ensinar para as crianças. Com elementos e situações já vivenciadas por elas, podemos colocá-las em contato com todos os tipos de sons e mostrar a elas como o mundo seria esquisito se não tivesse o despertador e o telefone tocando, a música para cantar e até a fala que não teria razão de ser.

Fazer as crianças imitar com a boca, os sons dos objetos e do que está ao seu redor, faz com que ela tenha maior observação sobre o mundo em que vive e a desenvolver desde cedo a sensibilidade para a música. Este é o princípio de tudo.

A educação musical está fazendo parte da educação das crianças, desde a pré-escola pela importância que a música traz não só como entretenimento, mas no auxílio do aprendizado da fala, como o de aprender a ouvir e na coordenação motora.

A música tem ainda, o dom de aproximar as pessoas. A criança que vive em contato com a música, aprende a conviver melhor com as outras crianças e estabelece um meio de se comunicar muito mais harmonioso do que aquela que é privada da música, em contra partida, quando aprende a tocar algum instrumento, também aprende a ficar sozinha, sem se sentir solitária ou carente de atenção.

A escolha deve ser sempre da criança, assim como a manifestação na vontade de aprender um instrumento. Os pais não devem jamais impor o aprendizado, nem muito menos escolher o instrumento que a criança irá tocar.

http://guiadobebe.uol.com.br/bb2a3/a_musica_e_as_criancas.htm

Música e desenvolvimento da criança


Bom pessoal para ampliar o diálogo disponibilizo informações de um trabalho sobre a relação da música com o desenvolvimento cognitivo da criança.

"A música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço. Ela tem acompanhado a história da humanidade, ao longo dos tempos, exercendo as mais diferentes funções e é considerada uma das mais importantes formas de comunicação. Pesquisas desenvolvidas em diferentes países confirmam que a música influência positivamente no desenvolvimento da criança. Algumas delas demonstraram que o bebê, ainda no útero materno, desenvolve reações a estímulos sonoros.

Schlaug, da Escola de Medicina de Harvard (EUA), e Gaser, da Universidade de Jena (Alemanha), revelaram que, ao comparar cérebros de músicos e não músicos, os do primeiro grupo apresentavam maior quantidade de massa cinzenta, particularmente nas regiões responsáveis pela audição, visão e controle motor (apud SHARON, 2000). Segundo esses autores, tocar um instrumento exige muito da audição e da motricidade fina das pessoas. A prática musical faz com que o cérebro funcione “em rede”: o indivíduo, ao ler determinado sinal na partitura, necessita passar essa informação (visual) ao cérebro; este, por sua vez, transmitirá à mão o movimento necessário (tato); ao final disso, o ouvido acusará se o movimento feito foi o correto (audição). Além disso, os instrumentistas apresentam muito mais coordenação na mão não dominante do que pessoas comuns. Segundo Gaser, o efeito do treinamento musical no cérebro é semelhante ao da prática de um esporte nos músculos. Outros estudos apontam que, mesmo se o contato com a música for apenas por apreciação, isto é, simplesmente ouvindo com atenção e propriedade os estímulos cerebrais também são bastante intensos.

Outra linha de estudos aponta a proximidade entre a música e o raciocínio lógico-matemático. Segundo Schaw, Irvine e Rauscher (apud CAVALCANTE, 2004) pesquisadores da Universidade de Wisconsin, alunos que receberam aulas de música apresentavam resultados de 15 a 41% superiores em testes de proporções e frações do que os de outras crianças. Em outra investigação, Schaw verificou que alunos de 2a. série que faziam aulas de piano duas vezes por semana, apresentaram desempenho superior em matemática aos alunos de 4 ª série que não estudavam música.

Seja pelo aprendizado de um instrumento, seja pela apreciação ativa, a música potencializa a aprendizagem cognitiva, particularmente no campo do raciocínio lógico, da memória, do espaço e do raciocínio abstrato. "

Mais informações endereço: http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/infancia/G_musica.html


Meu filho adora música



Tenho acompanhado a relação do meu filho Gabriel com a música desde os primeiros meses de vida. Eu e minha esposa Luciana buscamos estimulá-lo desde a gestação. Conforme foi crescendo colocamos ele em contato com diferentes gêneros musicais, desde músicas infantis até MPB, clássico, rock, blues, jazz, popular, gaúcha, entre outras.

Com apenas 1,8 anos de idade já é possível perceber sua proximidade com a música, bem como a importância que ela representa na sua relação com o mundo, com as outras pessoas e consigo mesmo diarimente. Percebemos ainda o desenvolvimento de algumas aptidões e sensibilidade para distinguir ritmos, batidas e instrumentos e a preferência por alguns estilos e gêneros musicais, mesmo que ainda não tenha clara noção dessa distinção.

Desde cedo o Gabriel teve contato com diversos instrumentos musicais como violão, flauta, gaita de boca e bateria. Mais recentemente levamos ele ver os ensaios da bateria das escolas de samba do Carnaval de Joaçaba e também de algumas bandas do bairro onde moramos. Ele ficou fissurado com o som da bateria e com os movimentos do baterista. De uma maneira geral o Gabriel incorporou a música como uma atividade diária. Ele pede para colocar cds e dvds das músicas que gosta, passa horas escutando e brincando com música, tentando tocar e imitar os instrumentos, mesmo que ainda não saiba.

O assunto tem despertado meu interesse e resolvi buscar mais informações sobre a importância da relação entre a criança e a música e como esta pode contribuir no desenvolvimento de diversas aptidões desde a coordenação motora até raciocínio, afetividade, concentração, entre outros.

Este blog tem como finalidade compartilhar algumas informações sobre o assunto e ampliar o diálogo com outras pessoas mostrando como a música pode se tornar uma atividade lúdica, importante e essencial para a criança. De uma coisa eu e minha esposa temos certeza: nosso filho Gabriel é uma criança feliz por vários motivos, entre eles por gostar de música.